fbpx

PSICANÁLISE

Psicanálise é uma análise pessoal, e como o próprio nome já define o objetivo é analisar. Psicoterapia é tratamento.

A análise ajuda a pessoa a se descobrir. Como ela realmente é, com toda sua essência humana. Dando-lhe oportunidade de se ver nas entranhas da alma, nas coisas boas e admiráveis, mas também nas ruins e assustadoras. Porém poder se ver sem se assustar, sem recriminação nem julgamento moral, podendo se aceitar como é. E a partir daí fazer suas escolhas.

Se conhecendo melhor o paciente em psicanálise poderá “pensar” antes de agir. Porém esse conhecimento não será adquirido em um processo rápido, e também nem sempre será prazeroso. Mas certamente será uma experiência extremamente gratificante, pois uma pessoa analisada tem mais possibilidade de conviver melhor consigo e com os outros, tendo maior capacidade de se respeitar, aceitar as diferenças e a individualidade de cada um.

COMO OCORRE NA PRÁTICA A ANÁLISE PESSOAL?

Um dos objetivos é trazer à consciência o que está no inconsciente. Pois se está no nível do inconsciente é porque de alguma forma e em algum momento para a pessoa foi difícil, ou mesmo insuportável, vivenciar certas experiências, sejam elas concretas ou vividas em fantasia. Devido as intensidades dessas experiências e a incapacidade de compreensão de quem as está vivenciando, elas são reprimidas, ou seja, ficam “armazenadas” no inconsciente.

O que parece estar esquecido, e está na verdade está “armazenado”, tem muitas influências nas experiências e nas relações atuais.

A análise acontece através da associação livre da dupla (analisando e analista), ou seja, é proposto que o analisando expresse aquilo que estiver em sua mente no momento, e os dois irão associando suas próprias ideias a respeito.

Para tanto há a necessidade de um “enquadre analítico”, com a importância de um espaço acolhedor, um ambiente tranquilo, o divã, os mesmos horários, uma frequência definida, entre outros.